Popular Post

Postado por : PIBID Matemática UECE 09 outubro, 2011

No dia 05 de agosto de 2011 participamos de uma palestra realizada pela Faculdade de Educação da UFC (FACED), ministrada pelo psicólogo francês Gerard Vergnaud, sobre Teoria dos Campos Conceituais.
Gerard Vergnaud desenvolveu sua tese de doutorado, cujo tema era “A resposta instrumental na resolução de problemas”, com Jean Piaget e desde então se dedicou em pesquisas de aspectos práticos em didática. Sua linha de pesquisa mais importante é conhecida como Teoria dos Campos Conceituais. Nela, Vergnaud considera que o desenvolvimento cognitivo baseia-se na aquisição de conceitos reais. Para ele, o processo próprio da aquisição de conhecimento se faz mediante ligações entre operações do pensamento, problemas, situações, conceitos, relações e outros fatores que geram uma cadeia de entes interligados, denominada por ele de “estrutura”. O conjunto destes entes é o que chama de Campos Conceituais. Assim, o conhecimento visto como processo, não se realiza por completo em situação única, mas continuamente. É um processo não linear, uma vez que um campo conceitual pode ser necessário para a compreensão de outros (os campos conceituais de estruturas multiplicativas necessitam dos campos conceituais de estruturas aditivas, por exemplo)
Apesar de Vergnaud concordar com Piaget em seu esquema assimilação-acomodação, distancia-se deste ao analisar o processo em que se dá o domínio do próprio conteúdo e não apenas os processos individuais e internos do aprendizado, estando mais próximo a Vygotsky nesse sentido.
Em sua concepção, hoje a didática é a chave do conhecimento escolar. Enfoca ainda que existe a didática da matemática, da física, da biologia, da filosofia e que existem diferentes didáticas dentro de cada uma destas, por exemplo, na matemática, a didática das estruturas multiplicativas não é a mesma das estruturas aditivas. O que se busca é uma forma de organizar as ações em situações em que os alunos possam ser confrontados, fazendo ligações entre concreto e simbólico. É dessa forma que conhecer a Teoria dos campos conceituais ajuda a entender como os alunos constroem os conhecimentos e dá ao professor embasamento teórico aplicável e desenvolvível a longo prazo, com início, etapas, dificuldades, soluções e novamente muitas etapas a serem vencidas.

Seja o Primeiro a Comentar

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Matemática UECE - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -